RECOMEÇOS
Verifiquei agora que não escrevia nada no meu blog desde 2022
Às vezes estabelecemos prioridades na nossa vida, e efectivamente nestes últimos anos, foram muitas as prioridades que tive que estabelecer e às quais tive que obedecer.
Novas ferramentas, novas aprendizagens, novos desafios, e o tempo, sempre o tempo, a escassear e a não conseguir chegar a todo o lado.
Não porque a agenda tenha mudado muito, desta vez menos aulas e mais trabalho, o que não ajuda em termos de disponibilidade, mas às vezes com arte e engenho, conseguimos uns minutos extra para recomeços que nos fazem bem.
A escrita é um deles. Pelo menos para mim.
E, embora estejamos no final de Janeiro do ano gregoriano 2025, ainda estamos no primeiro mês do ano, quase a chegar a uma lua nova - Aquário - e a mais um ciclo lunar que nos aporta desafios mais ou menos intensos em função da vida e do TIKKUN (correcção de cada um).
Para este recomeço vou partilhar mais de mim, de como me sinto e em que momento estou, talvez alguém se identifique com um momento semelhante e perceba melhor o enquandramento do desafio que está a viver.
Estou na minha fase lunar (40 dias antes do nosso aniversário), estou em simultaneo no meu 2º retorno de Saturno, (regressa ao mesmo local onde estava quando nascemos de 30 em 30 anos). E portanto o primeiro retorno é entre os 27/30 anos, o ápice aos 30 anos.
O segundo entre os 57 (+/-) e o ápice aos 60 anos.
Estou a meio e a coisa tem sido pesada. Engana-se quem acha que só porque amadurecemos e ganhamos mais endurence o Saturno não incomoda tanto. É mentira! E tudo, claro está, depende da procrastinação que fomos fazendo ao longo dos últimos 30 anos.
E todos, sem excepção, temos sempre adiamentos
Pequenas e grandes coisas que, aparentemente, até nem achamos "adiamentos" mas sim "deixa para lá", e quando damos por ela, vem este manhoso sábio estruturante chamado Saturno e obriga-nos e arrumar a casa de todas as formas e em todas as divisões.
Eu até acho que ele já começou a cutucar há mais tempo. Admito que tudo começou a abanar mais cedo ainda, há uns 3/4 anos (e nunca esquecer que tenho mais 1 ano pela frente), e foi bastante acutilante.
Seja a nível de conhecimentos espirituais, novas ferramentas de trabalho, aprofundamento de algum conhecimento ao qual nunca dei muita importância e de repente tudo parece ganhar uma presença maior e até a impor-se. Ele chega e aquela força tremenda faz-se notar.
Já sabemos que não se discute com Saturno nem se negoceia, este cobrador vem apenas perguntar pelo que não foi feito, não foi assumido, foi adiado, etc
E portanto, acontece que nos últimos 4,5 anos, acrescentei consultas de Astrologia kabbalistica ao meu trabalho, e depois, como se isso só não bastasse, toca de me empurrar para algo que nunca quis fazer mesmo, que foi Tarot kabbalistico, no meu caso.
Quantas vezes me perguntei, e perguntei ao Saturno se era mesmo necessário tudo isto, e o silêncio foi a melhor resposta que me deu, porque o silêncio quando vem de quem vem torna-se um ruído tremendo, é o ruído da consciência.
Mas não é só no trabalho (tendo eu Saturno na casa 12 do meu mapa astral em Peixes), que ele está a fazer mossa.
Na verdade esta consciência saturnina de rever tudo o que se diz que "um dia vou fazer", "um dia vou começar", nunca mais fazemos nem começamos, então de repente e sempre pelos piores motivos temos de fazer e temos de começar.
Todo o hikking ou trekking adiado foi colocado na agenda nos últimos 2 anos com uma violência tal que cheguei a ficar zangada a meio de qualquer aventura porque simplesmente custava muito.
Claro que fazer caminhadas na natureza, subidas íngremes, descidas a pique, escorregar, cair, levantar, ficar em situações de vulnerabilidade ninguem gosta, com o tempo habituamo-nos e até achamos que sem isso montanha não é montanha.
Depois de fazer o maciço central da cordilheira cantábrica - Picos da Europa - achei que tinha atingido o topo de "carreira" como avetureira da natureza e achei que iria reformar os bastões. Mas não. Volta meia, meia volta, retorno onde também sou feliz: no meio da natureza mais pura, agreste e selvagem.
Ainda me faltam muitas montanhas até à reforma! 👴😁
Antes desta tomada de decisão, houve outra ainda mais radical e fora da caixa.
Como quase toda a população do mundo, ano 2022, Fevereiro de 2022, finalmente consegui apanhar a famosa gripe cujo nome ficou mundialmente conhecido mas que no caso era um vírus mais violento ou mais resistente (agora já dizem que não 🙆), e durante as manhas e tardes de sofá a tentar ler e descansar, que por outros motivos se prolongaram por mais uns dias, eis que me pergunto: " Se morresses agora o que deixavas por fazer? Que sonho deixavas por concretizar?"
A resposta foi inequivoca: Surfar!
Mas dentro da insconsciência da decisão e da falta de capacidade crítica de perceber que aos 56 anos ninguém em seu juizo perfeito consegue propriamente surfar o que quer que seja, tive a decência de optar pelo Bodyboard. O local é o mesmo, as ondas também, o mar está lá para todos, mas que pelo menos não tenho que me colocar em cima duma prancha e tentar ter um equilibrio físico que não tenho de certeza!
E ali sou feliz! Abençoado vírus, abençoado Saturno, abençoado pontapé que levei e deixei de adiar. Agora só lamento o tempo que perdi sem abraçar este desporto.
E estou eternamente grata por ter quem (literalmente) me ature nesta odisseia e me tente ensinar e exija que eu faça o que fazem os outros, com uma diferença de idade de quase 50 anos, sendo que com alguns é essa mesma a diferença.
Mais feliz fiquei, quando me encontrei com os pais de alguns desses colegas de hobby 😉😍 e sei que os filhos falam de mim em casa.
Espantados, claro, como é que têm um colega no mar com esta idade, dizem eles, e que tenta fazer o que eles fazem.
Delicioso! Se dúvidas houvesse que não há, cada vez me sinto melhor e assim espero permanecer.
Mas o Saturno, nem sempre nos empurra para hobbies adiados ou mudanças de trabalho, também nos toca onde dói mais. E mais recentemente pegou na saúde. E quando nos aperta este assunto, temos que parar, rever, reanalisar e perceber o que falta fazer o que ainda não foi feito: Desintoxicar o organismo!
Tantos erros, tanta insistência numa alimentação que tarde ou cedo nos provoca danos, e de repente ( e nunca há de repente...nós e que adiamos, adiamos....) é preciso mudar.
E se já no passado tinha sido obrigada a mudanças alimentares, por intolerâncias, agora foi mais radical. Adianta negociar uma intolerância? Não!
No meu caso estamos a negociar com um duro de roer que não acha piada nenhuma a negociações, e portanto é fazer ou fazer. É o plano.
Tudo é doloroso? Depende da forma como encaramos as mudanças, mas normalmente trabalhosas são. Sejamos nós de que signo formos, tenhamos nós a personalidade que tivermos, mudar custa sempre, ainda por cima quando mudar nos tira da nossa zona de conforto, mesmo que seja para melhorar a nossa saúde física, mental e até emocional. O processo, esse sim, acaba sempre por ter alguma dor.
No meio de tantos desafios, houve e há outros mais pequenos mas cuja resolução acaba sempre por ser aquela factura que não estamos a contar e temos que pagar.
Pequenos detalhes que nos fazem muitas vezes perder a paciência, desesperar, mas que todos fazem parte do mesmo pacote: cobrança saturnina!
Adianta lamentar? Não! Vamos em frente sem discutir com ele, pois a cobrança pode começar a ter juros altissímos.
Reaprender a comer/alimentar deve ser um dos processos mais complicados e dificeis do ser humano, mas face à situação actual da Terra, à devastação das guerras, e aos possíveis desastres naturais que já estamos a ver, será que este Saturno em Peixes até 2026 não nos estará a todos, a dar indicações que muitas novas e profundas adaptações poderão surgir sem estarmos no retorno do mesmo?
Ás vezes fico a pensar que em países com guerras, fome, pobreza extrema, secas intermináveis, as doenças "não existem". Doenças do mundo ocidental sem guerras, sem fome e com um Estado, que por muito incompetente que muitas vezes seja, nos assegura o básico.
E se formos confrontados com situações extremas nos próximos anos?
E se houver escassez alimentar (nunca esquecer que a indústria alimentar está nas mãos dos mesmos que perpetuam guerras), for um facto?
E se nos esquecermos de lutar de tomar o poder nas nossas mãos e de provar a tudo e a todos que nunca houve nem há escassez, há sim manipulação de dados, de informação e expansão de medo?
Provavelmente este Saturno em Peixes e todas a mudanças dos planetas geracionais de signo, cujo fenómeno ainda vamos assitir este ano, mas cuja consolidação será em 2026, nos estão a empurrar para um assumir das rédeas da nossa vida, sem precedentes.
O meu processo e a minha aprendizagem pessoal e com implicações profundas e drásticas no meu dia a dia são estas. E as vossas?
Quem mais está sentir uma força voraz que parece arrastar tudo da nossa vida para novos patamares? Novas vibrações? Profundas e drásticas decisões?
É o momento de partilhar, nunca como a partir de agora a partilha de saberes, experiências e desabafos fará tanto sentido.
É sair do EU e entrar no NÓS.
Abraço de luz
@terapiasmulherholistica
💙
Sem comentários:
Enviar um comentário