sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Luzes de Natal ou de Chanuka/hannuka?

 Ola


O mundo ocidental comemora o Natal a 25 de Dezembro, dizendo que é a data do nascimento dum profeta chamado Jesus.

Pode até ser. Mas na verdade, eu acho que a tradição é muito anterior ao nascimento de Jesus e uma coisa nada tem a ver com a outra.

Penso que aqui, o cristianismo e sobretudo o catolicismo se aproveitou dum festejo hebraico, para misturar tudo e chamar-lhe Natal.


Na verdade Jesus era judeu, ou aliás hebreu, porque judeus são os que descendem da tribo de Judá e não sei, confesso, se Ele descendia, e portanto, tinha todo o conhecimento, rituais, educação, etc hebreus. nos quais se inclui este momento que vamos agora viver chamado Chanuka ou Hanukka.

E sim, é o acender das luzes.


Não em arvore de natal, nem em iluminações exteriores. A Chanuka ou Hanukka comemora-se todos os anos . É o Festival das Luzes. E inicia-se ao 24º dia da lua de Kislev (Sagitário) e termina após 9 dias. Por isso são acesas 9 velas, uma por cada dia.




Do ponto de vista filosófico, celebrar o Hanukkah para os judeus significa celebrar a vitória da luz sobre a escuridão, fazendo uma metáfora sobre o bem que vence o mal. Ele também celebra a vitória da pureza sobre a degeneração e da espiritualidade sobre o materialismo.

E andamos nós sempre a discutir o materialismo da quadra Natalícia...


Durante Chanukah, o universo é injetado com energia de vida, e tudo o que temos de fazer é conectar-nos com ela. – Rav Berg

Na festividade de Chanukah, é-nos concedido o dom da Luz absoluta, uma janela no tempo em que podemos aceder à energia de Milagres. A Lua Nova de Capricórnio também contém uma Luz altamente poderosa, uma energia que nos ajuda a tomar controlo total sobre as nossas vidas, especialmente se nos comprometemos a ser uma Luz na vida de outras pessoas. KC




Este ano em particular, haverá tanta coincidência de eventos: lua nova de capricornio + solstício de inverno + eclipse, que se prevê uma injecção de energia tão poderosa na Terra, como há muitos e muitos anos não acontecia.

Este ano é realmente um ano atípico. Porque é um ano de mudança, para cada um de nós como para o planeta inteiro.

Nada voltará a ser como antes. Um dia iremos constatar esse facto nas nossas memórias. 

Façamos da Hannuka/Chanukka deste ano, um festejo de luz verdadeira.

De milagres para a Terra, para nós, para todos. Que a cada acender das velas façamos uma grande e profunda introspecção capaz de nos tirar do nosso ego e nos catapultar para o colectivo. Para a partilha, para o bem do próximo.



Este vai ser o maior desafio do próximo ano. Porque nos vai obrigar a sair da nossa zona de conforto  e finalmente a amar o próximo como a nós mesmos.


Milagres são possíveis. Todos desejamos isso. Todos ansiamos por um milagre divino que apareça e resolva todos os nossos problemas, as doenças, as pandemias, o caos.

Ainda não percebemos que Esse milagre está nas nossas mãos.

O Universo não nos está a dizer: "Vou fazer isso por ti!"

O Universo está a perguntar: "Porque não fazes isso por mim?"


E esta é a grande questão. O assumir da nossa responsabilidade no processo.

O que posso eu fazer por mim e pelo mundo, para que tudo se resolva. 

Partilho mais uma vez um pequeno E-book para quem desejar ler sobre aquilo que considero ter sido um dos "meus milagres" de sobrevivência de 2 de Março 2020 até à data.

E sim, garanto-vos: É possivel!




Não o que queremos, mas o que merecemos!

Não quando queremos, mas quanto tem de ser!

Não como queremos, mas como é divino!


E para isso o maior milagre que tens de operar na tua vida é: Entregar | Confiar | Aceitar | Agradecer

Hannuka está aí. A Luz está à nossa disposição. O Universo oferece-nos gratuitamente mais uma oportunidade de operarmos milagres.

Porque esperamos?!

Recebe esta pequeníssima partilha que faço e revê-te nesta experiência. 

https://issuu.com/home/published/ebook_manuela__2_


Xi 💚


Ama-te! Cuida-te! Respeita-te

www.terapiasmulherholistica.com



Sem comentários:

Enviar um comentário