domingo, 15 de setembro de 2019

DO CAOS À HARMONIA E DA HARMONIA AO CAOS EM SEGUNDOS

Ola

A vida é um paradoxo.
O ensinamento espiritual no qual eu acredito dá-me a justificação para esse paradoxo.
Pode não fazer sentido. Para mim faz, aceito e orienta-me.


Uma das minhas referências espirituais, enquanto ser encarnado, e vivendo até há poucos anos, foi o líder espiritual e grande Kabbalista Rav. Phillip S. Berg
E ele um dia num determinado contexto disse isto:

"A batalha do Armaggedon será uma guerra de pensamentos, uma guerra de consciência. É a batalha entre o pequeno anjo que sussurra: “Faça pelos outros”, e o pequeno diabo que sussurra: “Tome conta de você mesmo”. Ou aquela pequena voz que diz: “Eu estou certo e eles estão errados”.



Há momentos, tive um momento de reactividade perante uma observação numa rede social, de julgamento e de insulto perante um cartaz de publicidade dum partido politico.

Perguntei-me se eu não estava a ser exactamente igual à pessoa que julgou o mau gosto e a falta de inteligência do dito partido ao colocar uma mulher muçulmana vestida como tal, ou pelo menos como assim reconhecemos.
A pessoa insultou o partido, neste  caso o PAN pela falta de bom senso, de bom gosto, de juizo, de.... etc etc etc
E eu, do meu ego, emiti a minha opinião. 
Fui igual a ela.

O que faria a diferença para mim?

Ignorar, deixar fluir. Respeitar sem contra-argumentar a opinião. Era dela, o julgamento era dela não meu. 
A opinião da pessoa certa ou errada é dela e tem direito a isso.
Pode ser uma aberração para mim. Ou não! Posso até concordar mas não em tudo....
Mas aquele julgamento  esta certo para ela.
E concorde ou não, merece respeito.


Um piano, que bem tocado é harmonioso aos nossos ouvidos, tem teclas de duas cores e de dois tamanhos. Parece um caos. Mas na verdade, quando tocado por quem sabe transforma-se numa harmonia que para nós e para a nossa sensibilidade humana é uma benção.

Então se tudo é assim, porque discutir as opiniões?

Dizem os sábios que as ideias não se discutem. Cada qual tem as suas. E que ninguém muda ninguém.

O que arranjei ao  contestar uma opinião (ou em dar a minha como certa!) ?
Caos para mim!
Porque até o fazer eu estava em harmonia!

E o Universo perante isso, mais as certezas que se tem de que "eu consigo controlar o meu ego" (muito raramente, mas é uma questão de atenção...), o que fez?
Criou-me mais caos....

Pequenas coisas! Pequenos percalços.....mas agora, tomada a consciência de que tudo é causa-efeito, este "pequenos incidentes" já não passam despercebidos...


O paradoxo é este:

Primeiro o Universo desafia-te com uma provocação (vicissitude | contrariedade | dor) e conforme tu reages assim terás harmonia ou mais caos ainda.

Então de quem dependemos para nos mantermos em paz?

De nós! Da nossa opção: Reactividade | Proactividade

Da voz da Alma| ou da voz do Ego

E isso vai-nos definir. Vai definir os momentos seguintes. Vai definir o nosso carácter, vai definir o nosso dia, a nossa semana, mês...........a nossa vida!



Responsabilidade: Habilidade em saber responder!

Caos vamos ter sempre
Harmonia também

A durabilidade de uma ou de outra vai depender sempre da forma como respondemos às (pro)vocações do Universo.

E é da nossa inteira responsabilidade carregar na tecla certa.


Xi 💙

Ama-te! Cuida-te! Respeita-te!

www.terapiasmulherholistica.com


Sem comentários:

Enviar um comentário