Estamos entrando na última das conhecidas como as três semanas mais negativas do ano, e então primeiro eu gostaria de perguntar: Como você está? Se você está passando por um período difícil, aguente um pouco mais. Sempre é mais escuro antes de amanhecer, e as coisas estarão melhores logo.
Na porção desta semana de Devarim, Moisés reúne todos as pessoas para repreendê-las; para lembrá-las das muitas coisas de que elas reclamaram, perderam a confiança, idolatraram falsos ídolos, e tudo o mais.
Há muitos detalhes descrevendo como Moisés falou ao povo, muitos dos quais nós podemos levar em conta de como nos comportamos com os outros.
Por exemplo, antes de Moisés dizer alguma coisa, ele pergunta: “Eu tirei algo de vocês? Eu os machuquei?” porque antes de dizer a alguém que ela precisa mudar, devemos primeiro olhar para dentro, para ver onde nós precisamos mudar.
Sinceramente, existem muitos aspectos belos nesta porção, entretanto, penso que focar apenas em um  fortalece  nossa habilidade de internacionalizar o aprendizado.
Moisés não apenas juntou algumas pessoas, ele juntou todas as pessoas. E muitos não haviam participado das actividades que foram alvo de suas críticas.
Uma geração inteira veio e se foi! Por que Moisés reuniu até aqueles que não eram participantes de toda a negatividade que ele estava descrevendo? Pode ser difícil entender isso de forma prática, mas a partir de uma lente espiritual, Moisés estava interessado apenas em revelar a Luz – não em repreender o povo para aliviar sua própria frustração.
Quanto mais massivo o grupo, mais massiva a Luz ele seria capaz de revelar, transformando assim a negatividade criada em positividade.
Está escrito no Zohar que, independentemente de nossas acções negativas individuais ou traços de carácter, cada uma das pessoas neste mundo está cheia de Luz.

Portanto, quanto mais pessoas se reunirem em prol da transformação e do bem, maior será a Luz do Criador que brilhará no mundo.

É por isso que temos eventos internacionais durante as principais festas kabalísticas, onde podemos nos reunir virtualmente de todos os cantos do mundo como uma comunidade espiritual global diversificada. É por isso que criamos Centros e grupos de estudo em vários locais, para que possamos não apenas aprender, mas também praticar o que aprendemos juntos. É um entendimento espiritual muito importante.
Sendo esta a última dessas semanas negativas, é um momento maravilhoso para procurar esse caminho para revelar a Luz: onde tendemos a querer entrar em nossas conchas, nos esconder do mundo, ou simplesmente ficar na cama e dizer: “Deixe-me sozinho!”, em vez disso, podemos aprender com a porção desta semana.

Enquanto estivermos juntos, temos o poder de levar a Luz a qualquer escuridão e transformar o negativo em positivo.

Nos próximos sete dias, vamos nos unir para o bem. Vamos sair do isolamento, sair de nossas zonas de conforto e, ao fazê-lo, conectar-se com novas pessoas, belas faíscas de Luz com as quais não estaríamos de outra forma conectados. Vamos pedir à pessoa que almoça sozinha para almoçar connosco. Vamos procurar as pessoas em nossas vidas que sabemos que estão sozinhas ou sofrendo.
Karen Berg



Vamos dar as boas-vindas para o novo mês lunar de Leão!

É chamado de Av em aramaico, que literalmente significa pai – um nome muito apropriado, já que o próprio Sol é o regente deste mês. Kabalistas adicionam um nome a este mês, referindo-se a ele como Menachem Av (confortador). De fato, este mês está associado ao melhor e ao pior da humanidade: a época mais desafiadora do ano é este mês (o nono dia, chamado Tisha BeAv), e o dia mais feliz ocorre durante a Lua Cheia (chamado Tu BeAv, o dia dos namorados kabalístico). Não é de admirar que tantos sentimentos contraditórios estejam ligados ao Leão lunar!
Para entender melhor o motivo, vamos ao manuscrito mais antigo da Kabbalah, o Sefer Yetzirah (ou Livro da Formação) para vermos o que ele tem a dizer sobre Leão:
E Ele fez a letra Tet rei sobre a audição, E Ele colocou uma coroa nela, E Ele combinou uma com a outra, E com elas Ele formou Leão no universo Av no ano E o rim esquerdo da alma, masculina e feminina.

Também aprendemos que as duas tribos de Israel que regem este mês são Issacar e Shimon.

Issacar está relacionada ao conhecimento e aos estudos espirituais, enquanto Shimon está relacionada à energia de destruição da coluna da esquerda. A chave para transformar Leão lunar no momento maravilhoso que queremos que seja é conectar-se à energia de unificação como oposto de divisão.
Quando olhamos mais de perto o mapa do molad, ou nascimento da Lua Nova, o encontramos incrivelmente emocional. Aliás, está muito mais aquoso do que esperaríamos de um mês de tanto fogo.
Além disso, quatro planetas ainda estão em movimento retrógrado, criando a sensação de câmera lenta e peso. O único planeta com que podemos contar neste mês é Marte, dignificado em Áries.

A mensagem é clara: aja com cautela e não deixe seus sentimentos controlarem você!

O Sol, regente de Leão, verdadeiramente indica o eu. Em termos do arquétipo junguiano, ele representa nosso poder mental e nossa coragem. O Sefer Yetzirah faz um ponto muito válido com a “audição” sendo o segredo deste mês, já que a letra aramaica tet, que criou o signo, é trazida para dentro para nos mostrar a necessidade de internacionalizar nosso processo para que não o coloquemos para fora nos outros.
Ignorar esse fato é o que causa divisão e destruição. É muito mais fácil projectar a responsabilidade para os outros, separar ao invés de unificar.
No nono dia lunar, Leão viu a maior auto-sabotagem de toda a história da humanidade. Tudo começou, como sempre acontece, com um incidente muito pequeno que se transformou em um grande derramamento de sangue. Isso é algo que o século XXI está aprendendo lentamente.
Com Plutão em Capricórnio até 2024, o bem da comunidade se torna uma prioridade. Saturno em Aquário cria uma nova ordem – o “eu” e o “nós” se tornam igualmente importantes. Com isso em mente, podemos nos preparar para o mais belo dia de unificação lunar que Leão tem a oferecer: Tu Beav, Lua Cheia no mês de Leão, a união entre o Sol e a Lua.
Nesse dia, podemos atrair a luz das almas gêmeas em todas as áreas de nossas vidas – um dia para destacar em nossos calendários! (Quarta-feira, 5 de agosto)
Yael

Xi 💙

www.terapiasmulherholistica.com