segunda-feira, 29 de março de 2021

Esta lua de Carneiro trás tanta coisa....e tantas oportunidades!!!

 Olá


Esta Lua de Carneiro/Aries trás tanta coisa que nós desconhecemos, que infelizmente e por ignorância perdemos imensas oportunidades de nos limparmos, conectarmos, e trazermos luz para a nossa vida e para o mundo.

Agora mais do que nunca, todos sabemos que o que mais precisamos é de luz. O mundo está num turbilhão tão grande, previsível, mas tão imenso, que nos leva a todos neste rodopio e não sabemos onde vamos parar.

São sempre assim as mudanças. Achamos que tudo vai desabar. Passados uns anos olhamos para trás e afinal, percebemos que tudo fez sentido e tudo teve uma verdadeira e divina razão de ser.

Mas como disse Mahatma Gandhi: "Muda em ti o que queres ver mudado no mundo", nós temos esta obrigação karmica para nosso bem e para os demais, de tomar consciência do que precisamos de mudar, de crescer, de transmutar.

Sem isso nada feito.





No último fim de semana terminamos um período que os cabalistas chamam de Pessach.

Agora entramos num outro chamado OMER.


O que OMER históricamente?



Assim explica a Torá o período do Omer – que, literalmente, significa medida – que se inicia na segunda noite de Pessach e estende-se até Shavuot. Segundo a Torá, no décimo sexto dia do mês de Nissan – ou seja, o segundo dia de Pessach – antes de iniciar a colheita dos seus campos, os judeus deveriam levar ao templo, uma oferenda dos novos grãos. E somente a partir desse dia, a colheita poderia ser totalmente utilizada. Após a data, iniciava-se, então, a contagem de 49 dias consecutivos até Shavuot, também chamada de Festa da Colheita de Trigo.

Com a destruição do Templo, não foi mais possível fazer a oferenda, mas a tradição de se contar os dias entre Pessach e Shavuot, conhecida como Sefirat Haomer, continuou sendo observada pelos judeus através dos séculos. A contagem deve ser sempre feita ao anoitecer, quando, segundo o calendário judaico, um novo dia começa. A Contagem do Omer tem início com a recitação de um Salmo e, em seguida, diz-se a prece do Omer, repetindo o número de dias nos quais esta vem sendo realizada, como mostra o exemplo: "Este dia completa vinte dias, que representam duas semanas e seis dias do Omer".

Os cabalistas consideram o período do Omer como um tempo de profunda preparação para o recebimento da Torá, ocorrido em Shavuot. Outros o consideram um período de penitência ou como um tempo para se preparar a mente para a Revelação no Monte Sinai. Os 49 dias do Omer são resultantes da multiplicação de sete vezes as sete sefirot, que representam os aspectos divinos e humanos da personalidade: hessed – amor; guevurá – força e julgamento, incluindo a raiva; tiferet – glória, orgulho e equilíbrio interior); netzá – triunfo e engrandecimento; hod – beleza; yessod – criação, incluindo energia sexual; malchut – realeza, autoridade e também o componente feminino na personalidade masculina).

Segundo a Cabalá, cada um desses sete elementos contém todos os demais, somando um total de 49 aspectos do humano e do divino. Em cada um dos dias da Contagem do Omer, os cabalistas procuram restaurar ou elevar dentro de si mesmos a combinação das sefirot que fazem parte daquele dia específico. Ou seja, no primeiro dia do Omer, concentram-se no conceito de hessed, amor, aprofundando-se no amor mais puro que a alma pode encontrar dentro de si mesma. No segundo dia, concentram-se em guevurá contida em hessed, ou seja, a raiva ou julgamento que existe naquilo que se ama; e assim por diante.

A época da Contagem do Omer é considerada também de luto, pois várias tragédias atingiram o povo judeu neste período, como por exemplo, a perseguição aos discípulos do Rabi Akiva, pelos romanos, durante o século II da era comum; ou a morte dos judeus durante as Cruzadas; e, mais recentemente, durante a Segunda Guerra Mundial, a destruição do Gueto de Varsóvia. Assim, casamentos e festas não são realizados neste período. A única exceção é feita no 33º dia do Omer, quando se festeja Lag Baomer, data na qual encerraram-se repentinamente as perseguições contra os seguidores do Rabi Akiva.

Morashá


Assim, sejamos nós judeus/hebreus ou não, todos temos estas oportunidades universais.

Não importa a religião. A religião não está aqui implícita. Está sim o conhecimento, a sabedoria e o que fazemos com ela.

Não importa se temos um credo, se somos agnosticistas ou ateus. Importa sim é como interpretamos os factos históricos | filosóficos | espirituais e como os adaptamos a nós e à nossa realidade.







Contagem do Omer: Semana 1

Semana 1 – Corrigindo a Sefira de Chesed

 

O Omer é uma maratona cósmica de limpeza. A Kabalah ensina-nos que durante estes 49 dias a seguir a Pesach, precisamos de ter muito cuidado em nos livrarmos de todas as influências negativas em todas as áreas da nossa vida. Após Pesach, começamos a antecipar Shavuot, a festividade seguinte e, na essência, a conclusão de Pesach, Pesach foi uma conexão grátis. 

O Omer, é o trabalho que desenvolvemos para merecer a Luz de Pesach e Shavuot. 

Limpamo-nos contando os dias do Omer até à chegada de Shavuot. 

O Omer é contado a partir da segunda noite de Pesach até à noite anterior a Shavuot. 

É melhor fazer a contagem após o anoitecer, no entanto podemos contar em qualquer momento ao longo da noite.

Ao longo destas sete semanas, temos a oportunidade de quebrar as klipot (cascas negativas) do interior do nosso ser, libertando a Luz que ficou aprisionada pelas nossas próprias escolhas. 

Sim, o processo pode ser doloroso. 

Mas os benefícios da libertação destas centelhas de Luz aprisionadas mais do que valem a pena.

Chesed (Arvore da vida)

Chesed, a mais expansiva das Sefirot, representa Misericórdia e situa-se abaixo de Chochmah na coluna da direita. Chesed, representa pura energia positiva, guarda a ainda indiferenciada semente de tudo o que aconteceu entre as três Sefirot superiores e uma vez que representa o total Desejo de Compartilhar, pode ser generosa em demasia. Todos já vimos Chesed a correr solta. É a pessoa que chora mais pelo criminoso do que pela sua vítima; é o homem pobre que ganha a lotaria e doa até ao último tostão da sua recente fortuna para a caridade, deixando a família indigente. Incontida, Chesed doa até doer – a quase toda a gente.  

Dia 1, Março 28-29, 2021 

A energia de hoje é Bondade-Amorosa em Bondade-Amorosa. Apenas por hoje e hoje apenas, expresse bondade sorrindo o dia todo, independentemente do que acontecer.

Dia 2, Março 29-30, 2021

Hoje a energia é Disciplina em Bondade-Amorosa. Então, só por hoje, substitua qualquer pensamento crítico por um pensamento de apreço.

Dia 3, Março 30-31, 2021

A energia de hoje é Harmonia em Bondade-Amorosa. Por hoje apenas, repare na beleza que está ao seu redor.

Dia 4, Março 31-1 Abril, 2021 

A energia de hoje é Resistência em Bondade-Amorosa. Hoje, vamos forçar-nos a fazer por alguém algo que apenas desejamos fazer por nós.

Dia 5, Abril 1-2, 2021 

A energia por hoje é Humildade em Bondade Amorosa. Hoje apenas, siga em vez de liderar. Veja o que é fazer algo que outro julga ser o certo.

Dia 6, Abril 2-3, 2021 

A energia de hoje é União em Bondade-Amorosa. Apenas hoje faça algo com aqlguém com quem normalmente não socializaria ou trabalharia.

Dia 7, Abril 3-4, 2021 

A energia de hoje é liderança em Bondade-Amorosa. Apenas por hoje, foque-se naquilo que adora fazer e faça-o por outra pessoa.

Kabbalah center 



Que este seja particularmente um ano, em que a manifestação de Luz por parte de cada um, ilumine o mundo inteiro.

Se noutros anos, mergulhamos no nosso egoismo e na nossa constante "falta de tempo", "vidas complicadas", "excesso de trabalho", este ano, essas desculpas ou outras que inventemos não podem ter razão de existir.

Não porque se evaporaram. Mas sim, porque o Universo nos colocou tantos desafios, e vai continuar a colocar, que a nossa consciência do momento, das atitudes, do nosso poder interno, da nossa força e sobretudo do nosso papel no mundo, tem de ser uma prioridade.


Aproveita este momento

Aproveita esta oportunidade que o Universo te está a dar

Aproveita este ano

Aproveita este OMER

Aproveita cada segundo


Um dia vais agradecer


Ama-te! Cuida-te! Respeita-te!

Xi 💚




Sem comentários:

Enviar um comentário