domingo, 2 de dezembro de 2018

Chanuká ou o acender da luzes.....

Ola

Como estudo há uns anos misticimo judaico - Kabbalah - cada vez fico mais surpreendida com o conhecimento profundo e ancestral da doutrina/filosofia judaica, e que nada tem a ver com religião, mas que nós católicos, porque eu me incluo nesse grupo, fomos beber à fonte e nem sabemos. Ou nao temos disso consciência porque nunca ninguem nos ensinou nem tão pouco nos explicou.

Hanuká ou Chanuká corresponde a 8 dias seguidos em que se acende uma vela por dia, num pequeno ritual, há quem lhe chame o Natal Judaico, e o engraçado é que a igreja Católica nunca explicou porque razão o Natal é em Dezembro....e também não sabem ao certo ou mais uma vez nunca explicaram, porque assumiram que o dia de nascimento de um Profeta tão importanto, seria 25 de Dezembro, quando na verdade não sabem sequer quando foi.

Foram beber à fonte. Foram aos conhecimentos profundos e ancestrais dos judeus, mas pelos vistos nunca assumiram. Ou eu nunca me apercebi disso.



Hanuká é um ritual judaico sim, que os não-judeus copiam de outra forma e noutra data, este ano, umas semanas à frente.

Para mim faz sentido e dentro do que me é permitido faço-o.

Hoje começarei a acender uma vela por dia, e a pedir bençãos.

Mas também é nesta data, e nestes dias que se fazem prendas e se oferece. Que se deve dar dinheiro a crianças para elas partilharem, que se fazem doces fritos em óleo para se comer, e que se faz o jogo da raspa...

Como andamos todos há anos a fazer isto dentro de casa, sem saber como nem porquê, e sem saber porque temos estes hábitos e não outros.



É tudo tão simples! Obviamente que o ritual Hanuká e tudo o que envolve tem uma razão de ser e quem estuda kabbalah vai tendo conhecimento.

Mas a analogia é inevitável. A diferença é que nós os nascidos católicos fazemos tudo sem perguntar porquê. Eles, já sabem o porquê, porque nada fazem por fazer. Aprendem o sentido das coisas, dos actos, dos rituais, etc.



Nós vivemos de luzinhas de Natal, mas nunca nos perguntamos de onde vem este hábito.

Se todos abrissemos a nossa mente e o nosso coração ao conhecimento saberiamos rápidamente que temos mais o que nos une do que  que nos separe.

É só ao virar da esquina....

Deixarmos de viver com dogmas e achar que temos certezas de tudo só porque nos disseram e demos tudo como verdade, faria de nós seres humanos mais humanos, mais permeáveis, menos dogmaticos, mais abertos, e mais flexiveis.

Feliz Chanuká!

Muita luz, muitas bençãos, muita paz!

Xi 💜



Sem comentários:

Enviar um comentário