domingo, 23 de dezembro de 2018

É preciso falar do Natal ...

Ola

Inevitavelmente todos acabamos por nos envolver com o Natal  e com toda esta quadra natalícia.
Às vezes pergunto-me até quando o ser humano vai continuar nesta fuga para a frente de compras, trocas, comida, excessos, festas, abraços, desejos, beijos, mensagens.......sem parar para pensar.



O conceito de Natal sempre foram as prendas, as jantaradas e almoçaradas com a familia, o comer até não poder mais, e nas ultimas décadas, a oferta de presentes cada vez mais caros.
É sempre o desejo do filho/a. É tudo o que ele/ela pediu ao longo do ano. Vai ser sempre a surpresa que ele/ela queria.
E o marido também........aquela prenda que ele nem sonha que vai receber......a demonstração física da atenção que lhe demos ao longo do ano, de ler nas entrelinhas uma coisa que ele adorava ter mas ainda não tem.

E, nesta cegueira total do agradar, do dar aos outros, do presentear, do querer surpreender, do querer demonstrar que estivemos atentas, que estivemos lá, que até nos lembramos, esta fúria desmedida por validações.....
Por  contarmos à colega a reacção do filho/a quando recebeu o tal presente.
O marido, o marido que ficou com os olhos cheios de água quando viu que aquilo que tinha falado uma vez foi ouvido.....e atendido.....

Fantástico!

E assim vamos. De anestesia em anestesia, de compra em compra, de demência em demência, iludindo-nos a nós próprias e acreditando que esta quadra é muito feliz.


Não, não vou falar da fome em Africa que todas querem acabar com ela, mas era se ganhassemos o euromilhoes. Como não ganhamos ainda, não pudemos fazer nada.
Também não vou falar nos animais abandonados e nas crianças em aldeias SOS que só precisam de um colo, porque nem adoptadas podem ser por falha completa do sistema.
Não não vou falar dos pobrezinhos e dos sem abrigo coitadinhos que precisam de comer e nós até gostavamos de passar um Natal com eles, mas temos os pais, os sogros, os filhos ainda pequenos, o marido que não gosta da ideia, qualquer coisa.....que nos impede e não vamos. Mas prometer prometemos sempre.
No próximo ano é que vai ser!

Anestesia!

Chama-se a isto anestesia! É bom andar anestesiada, é bom não perceber que a família não é exactamente aquilo que gostávamos que fosse mas coragem para dizer BASTA sempre faltou.
É bom anestesiar a mente com compras, comida, doces, alcool, e dizer: Comi demais! Tenho de ter juizo!

(ainda bem que queremos matar a fome em Africa, porque se não quisessemos então não sei o que seria).


Parece que sou contra o Natal.
Nada disso.
Dantes sim, deprimia-me! Sentia verdadeiro pavor! Medo visceral se algo corresse mal no Natal eu sentir-me-ia em pânico.
O medo que algo de terrível acontecesse no Natal e estragasse a tal festa que tinha de ser perfeita era tanto, que chegava a desejar que passasse depressa para que tudo corresse bem.

Agora não. Já nem sequer fico nem excitada nem deprimida. É tudo normal. Fluido. É um jantar. É um almoço.
É o que é. Mais nada.

Se calhar perdi a ilusão. Deixei de sonhar. (por acaso não sinto isso...). Ou se calhar esqueci a anestesia e percebi que isto a frio é que sabe bem.
Deve ter sido uma destas coisas.

Feliz Natal
De verdade........porque não quero um Natal infeliz para ninguém.....

Xi 💝




Sem comentários:

Enviar um comentário