terça-feira, 2 de outubro de 2018

A culpa do que comemos.....

Ola

Amanha e no ultimo domingo de outubro, em locais diferentes vou apresentar uma palestra sob o tema: TENS FOME DE QUÊ?





Há anos que me debato com vícios, sou peixes e portanto dada a vícios fácilmente, mas não é desculpa, é apenas um detalhe.

Dou comigo a ter vícios dos mais bizarros:

o primeiro de todos ainda era miúda, e bebia às escondidas Água com gás. Em quantidade!!! Até ser descoberta e chamada à atenção.

Depois, e porque a necessidade de pertencer a "tribos" era grande veio um dos piores, o vício do tabaco.

Chocolate e bolos, também funcionavam bem. Sempre me "aconchegaram".


Sopa nunca fui viciada! Ainda não sou!!! 😇😀

Mas..........e embora o tabaco tenha acabado numa tomada de consciência sem precedentes, da minha parte, as águas com gás ainda me vão acompanhando, os chocolates e bolos também, e agora, já adulta percebi que um dos meus maiores vícios é o pão.

Adoro pão assumidamente! Comia pão todo o dia com tudo. Até servia pão com pão e estava o resultado obtido.


Fiz esta palestra/mandala: Tens fome de quê? Para partilhar, como sempre. Mas também para me ouvir.
Porque quando falo, quando partilho é também e sobretudo quando aprendo.

Ultimamente dei comigo num acto de consciência de que tenho de tomar as rédeas do que como, porque como e como como e bebo.

E, diminui (quase eliminei) as águas com gás.
Diminui o pão drásticamente (quando como fora de casa esqueço na hora)
E comecei a tomar consciência da quantidade de comida que como, e da composição do prato.

Isto tudo sem nenhuma atitude ditadora, nem de perseguição nem nada!

Apenas e só olhar com olhos de ver! Quantificar, analisar, observar. E perceber o que como, porque como, quando como.....

O que bebo, quando bebo, porque bebo.......


E assim começa a nossa "dieta".



Nunca acreditei verdadeiramente em dietas. Fiz muitas! Várias, com várias restrições!

Nada me garantia que seria por aí o caminho.

Percebi umas vezes com mais outras com menos consciência que, em função do meu corpo, da época do ano (isto é muito importante), e da origem dos alimentos (isto é importantissímo), assim os alimentos cumpriam o seu dever..........ou faziam estragos.

Mais tarde fui pesquisando, várias teorias espirituais dos alimentos, várias doutrinas, vários conceitos. E tudo começou a fazer sentido....


A tua dieta é tua!

O teu corpo é teu!

As tuas sensações são só tuas!

As tuas características são únicas!

Só tens que tomar consciência!

TUDO É CONSCIÊNCIA!

E

CONSCIÊNCIA É TUDO!



Quando perceberes as mentiras da indústria alimentar.
Quando perceberes que nem toda a comida "saudável" é boa.
Quando perceberes porque comes o que comes.
Quando perceberes que tens livre-arbitrio.
Quando perceberes que és o que és e mereces respeito

Vais encontrar a tua dieta. Vais encontrar o que te alimenta. Vais encontrar aquilo que é digno, correcto e divinamente bom para ti.

Tudo é auto-conhecimento. Tudo é auto-transformação.

Não te culpes! ................Responsabiliza-te!

Xi💚

Sem comentários:

Enviar um comentário