domingo, 3 de fevereiro de 2019

Tudo na tua vida é da tua inteira responsabilidade.....

Ola

Quando dizemos a alguém: "Tudo o que acontece na tua vida é responsabilidade tua!"

A probabilidade é de ouvirmos ou um insulto, ou um lamento sem fim.

Fomos educadas para achar que tudo o que nos acontece de bom ou de mau está fora de nós.
Se é bom é sorte, se é mau a culpa é dos outros, ou do governo, ou de um governante em particular, ou dos pais, ou da educação que os pais nos deram, ou do marido, ou do vizinho, ou da amiga, ou do patrão.....é sempre de alguém fora de nós.

Pois é! Porque o dificil é aceitarmos e assumirmos que tudo é nossa responsabilidade! E não falei em culpa.

Responsabilidade Sim!
Culpa não!

Se somos fruto de diversas reencarnações, se estamos cá a expiar nos nossos diversos karmas, se a vida é feita de ciclos e a morte também, então nada do que nos acontece é exterior a nós.
Tudo é fruto, ou de vivências passadas que necessitam ser transmutadas, e o Universo esta a dar-nos mais uma oportunidade, ou, de uma vivência actual com a qual precisamos de aprender, e não arranjar mais karma.




Disse o filosofo Libanes Kahil Gibran : Somos todos parasitas!

Ofende?!

Tal como dizer: Tu és responsavel por tudo o que acontece na tua vida!

A tomada de consciência de que tudo é o nosso reflexo, seja esse reflexo consequência duma vida passada ou apenas da actual, é o inicio de um processo.
Assumimos, aprendemos a lidar com isso, e até certo ponto mudamos completamente o nosso personagem de vitima.
Porque se tudo é fruto do nosso livre arbitrio, então deixamos de lamentar e passamos a aceitar. Deixamos a reactividade do ego e passamos à proactividade da alma.

E perguntamos: Mas isto é fácil de se conseguir?
Simplesmente acredito que é assim e a minha vida fica facilitada?

A resposta infelizmente é NÃO!

E é não, porque a primeira dificuldade é conseguir ter essa consciência. Assumi-la e aceita-la. E isso pode demorar muito tempo. Uma vida! Porque podemos nascer e morrer e nunca conseguir atingir esses estádio de consciência.

Mas para quem diz: eu quero assumir! Eu quero ganhar essa consciência! Eu quero percorrer esse caminho, então eu só conheço uma maneira:  Auto-conhecimento!

Até me torno repetitiva. Mas na verdade não conheço outro caminho. Posso estar a limitar-me. Dou de barato que sim, mas até prova em contrário é por aqui que sigo.



Do mesmo autor, encontrei este enxerto que partilho.
Descobri também em escritos muito mais ancestrais, autores do sec XVII a falarem já nessa altura, que tudo passa por nos conhecermos. E só assim interpretarmos o mundo.
Porque o mundo é o nosso reflexo.

"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses."
Sócrates

Quem não se lembra desta célebre frase de Sócrates (469 a.c.) ?

No entanto continuamos incessantemente à procura duma solução, duma palavra, duma cura, dum milagre fora de nós.

E por isso continuamos a alimentar a nossa cegueira mental. Continuamos a procrastinar todo o processo de auto-desenvolvimento.
Porque isso implica sair da zona de conforto, de trabalhar, de assumir e abraçar uma responsabilidade que nunca queremos ver.

A má noticia, é que quanto mais adiarmos essa decisão, mais longe fica a nossa felicidade.
A boa noticia, é que podemos viver uma vida inteira nessa ilusão e convencer-mo-nos que somos felizes.

Pessoalmente como ja saboreei as duas atitudes, posso dizer que a segunda sempre me deixou um amargo de boca, que só consegui perceber mais tarde.

E foi porque decidi duma vez por todas abraçar-me e abraçar as minhas escolhas (desta e de outras vidas), que partilho o que aprendo e apreendo e que faço o que faço e da forma que faço.
Meiga não consigo ser! Meiga no sentido de "dar colo", a quem ainda está a fazer o processo. Ou melhor a inicia-lo.
Acho que não leva ninguém  a lado nenhum. Radical? Talvez! Mas gosto desse radicalismo.

E por isso quando me desafiam para palestrar, para partilhar mais um curso, mais uma mandala, mais um workshop, nunca digo que não.



Equilibrio Emocional é o desafio deste mês.
Curso está em fase de preparação para começar já na próxima sexta feira.
Foi para mim um desafio fazer a formação, porque descobri que ao fim de tanto anos, afinal, ainda tinha muitas pontas soltas que pensava já estarem resolvidas.

Temos sempre pontas soltas. Depende da forma como vamos abordar o assunto para nos sentimor mais ou menos capazes de o resolver. Primeiro de o constatar, e depois solucionar.

Quando fiz a formação que me permite agora partilhar este conhecimento, vivenciei-o. Vivi-o na primeira pessoa e senti logo algumas mudanças. Milagre? Não! Não há milagres, há o momento certo na hora certa para ouvirmos aquilo que poderá mudar  a nossa vida ou a nossa postura, e isso é que faz a diferença.

O Curso do Equilibrio Emocional pode ser um em milhares que estão a ser ministrados todos os dias em toda a parte do mundo.
Mas para mim é a partilha do "meu" Equilibrio Emocional. É aquilo que para mim faz sentido.

E já sinto o Universo a empurrar-me para mais um desafio. Em breve anunciarei. Faz tanto sentido para mim .... agora!

Só agora começa a fazer sentido. E por isso partilharei brevemente.

Até lá

Xi 💙



Sem comentários:

Enviar um comentário