quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

VIVER E UM MILAGRE QUE ACONTECE TODOS OS DIAS.........



OLA


Estou a preparar uma palestra para apresentar em 2018 sobre Independência Emocional, e como sempre, quando estamos a preparar alguma coisa para os outros, primeiro preparamos para nós e mexe sempre connosco.


Numa aula que tive uma vez, a minha então, professora no KC dizia que não conta quantas vezes caímos mas sim quantas nos levantamos e bem.


Os bebés caiem constantemente quando começam a andar. Tentam, tentam, tentam, e caiem constantemente, mas nunca desistem. Umas vezes magoam-se, choram, mas da próxima vez tentam novamente. 


É isso a vida. É errar, cair, levantar e tentar novamente.


Custa? Imensoooooo. Doi muitooooo mas é esse o milagre quotidiano de viver.


No dia 1 de janeiro de 2018, após o almoço e jantar pantagruélico em familia, e quando finalmente fiquei sozinha, tentei saber noticias do mundo. E vi a pior delas todas.

A morte de um jovem com 18 anos, vitima de atropelamento. Segundo a noticia tinha saído de casa da familia, pais talvez, e dirigia-se para casa da namorada de bicicleta. Foi atropelado e morreu.

Por instantes tentei (e isto é quase arrogância) colocar-me na posição daquela familia. O primeiro dia do ano, provavelmente um almoço de familia, como eu tive, e milhões de pessoas, e passados uns minutos recebem a noticia. Aquela noticia satânica, inaudita, demoniaca. A morte dum filho. É a única morte que não tem nome.

Quando perdemos os pais ficamos orfãos. Quando perdemos o marido/esposa ficamos viuvos/as. Mas quando perdemos um filho não tem nome.
Porque é contra-natura. Não deveria ser. Não se consegue aceitar.

Quando caimos porque perdemos o emprego, quando caimos porque nos divorciamos, quando caimos porque encerramos um projecto que abraçamos, quando caimos porque falimos, tudo é recuperável. De tudo nos podemos levantar. Temos que nos levantar. Sofremos, engolimos o ego, esbracejamos, mas levantamo-nos.


Na realidade, a maior queda é perante a perda de quem amamos. E dessa e sobretudo nessa a coragem e a dor são as maiores companheiras. A primeira para sobreviver, a segunda para toda a vida.

Por isso, vivam o milagre todos os dias. Façam dos momentos menos bons, momentos de crescimento, lições de vida. Novas oportunidades para nos  levantarmos. É assim desde bebes e é assim depois de adultos. 






Façam o favor de ser felizes todos os dias

Xi 💙

Manuela T.

Sem comentários:

Enviar um comentário